sábado, 6 de setembro de 2008

Imagem Sensível

A imagem comunica muito mais que o visível,comunica o invisível no caso o conceito.Ela prenche o vazio dos nossos corpos.

Existem dois tipo de imagens , a imagem endógena e exógena.A imagem endógena se comunica com o interior,ela amplia os horizontes da cultura humana e mexe com o interior da imaginação.A imagem exógena se comunica somente com o exterior ,ou seja ela mexe somente com a aparência.

Para Charles Sanders Pierce o signo é algo que representa algo para alguem em um determinado contexto ,isso é a semiologia.A imagem passa por três fases no caso a primeiridade,a secundidade e por último a terceiridade.

A primeiridade corresponde ao lado mais sensível,ou seja é o lado primitivo aonde não se tem t consciência do que está se passando,um exemplo seria a pessoa ter acabado de abrir o olho depois de ter tomado uma anestesia geral em primeiro momento não se sabe o que está se passando.É a primeira percepção quando se ve algo novo.

A secundidade é conhecido como o estado do conflito que é aonde se tem uma ação e uma reação pois se tenta buscar algum entendimento sobre a imagem vista ou sobre aquilo q está sentindo. É o estagio que se faz associações ou comparações com momentos jah vivido no passado,seria o reconhecimento do signo.

A terceiridade é o pensamento racional,é onde se tem a definição da imagem total consciência do que está sendo visto.O pensamento em signo que é aonde se representa e interpreta acontece na terceiridade.


Na imagem abaixo a pricipal fase em que ela se encontra é a primeiridade pois quando se olha para ela você quer tentar entender a imagem e fica nessa fase sensível até perceber que ela não possui lógica nenhuma.

Nenhum comentário: