quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Vilém Flusser em "A Filosofia da Caixa Preta"

Vilém Flusser nasceu em Praga no ano de 1920,iniciou seus estudos de Filosofia na Universidade Carolíngia de Praga ,em 1933.Foi para Londres em 1940 e para São Paulo em 1941.
Foi o primeiro pensador a olhar para máquina fotografica e filosofar através da tecnologia.




Algo com o interior desconhecido onde só se conhece a entrada e a saída.Um exemplo seria a máquina fotográfica.Elas tem muitas funções desconhecidas.Ela possui um potencial muito maior mas ficamos restritos de utilizá-lo da forma que o fabricante quer,pois não conhecemos a fundo,ou seja,como nao temos o conhecimento não conseguimos branquear a caixa preta.

Para branquear o sistema é preciso conhecer o interior da caixa preta,um hacker por exemplo tem total conhecimento sobre o sistema e a partir disso ele consegue achar as falhas desse sistema.Quando subverte o sistema é aonde fica possível criar novas linguagens.

Segundo Flusser se não temos conhecimento do interior da caixa preta iremos virar homens massa que seria aquele individuo que obedece o sistemaa ou seja nao tem conhecimento,é um mero funcionário,se submetem as regras .

No meu ponto de vista a teoria de Flusser está totalmente bem direcionada pois nao é possível achar falhas ou até mesmo incorporar essas falhas se não branquearmos o sistema.O Homem precisa entender que se não ir atrás da tecnologia e do conhecimento aprofundado cada vez mais ira ficar massificado e menos criativo.


Não é possível realizar está foto abaixo se nao possuir um conhecimento,ou seja,é preciso branquear a caixa preta para a realização desta imagem.





3 comentários:

Maíra Gamarra disse...

Bom resumo, simples e objetivo.
Estou lendo o livro e dando uma checada para ver se "branqueia" as idéias.
A foto tb é linda!

Sintratec disse...

Gostei do resumo. Me ajudou para fazer um trabalho para a Universidade...
Valeu...

Ricardo Carvalho
Bahia

Renato De Araujo disse...

faca-se a luz !
eu ja tinha ouvido em outro contexto !